Home
Screen Shot 2014-04-27 at 11.31.22 AM

Tipos de azeitona

Arbequina

Tem sua origem na Catalunha, Espanha. É muito bem avaliada por sua produtividade precoce, alta e constante. A árvore é pequena e espessa, respondendo bem à poda. É resistente ao frio e à geada. Tem uma pequena fruta redonda simetricamente, com colheita em etapas de janeiro até março. Esta azeitona é rica em óleo (20-22%) e tem caráter distinto, com boas qualidades organolépticas.

O azeite é muito equilibrado, aromático e frutado, com um sabor amanteigado, doce, com notas de ervas, nozes, amêndoa verde, maçã e alcachofra. É ideal para ser usado em molhos para saladas de alface, cenoura, em peixe branco ou como um substituto da manteiga no pão. Tem um final ligeiramente picante.

Arbosana

Esta também é uma variedade espanhola, de oliveira com pequena estatura, mas de alto rendimento (19-20%). É de maturação tardia e tem uma tendência a bi-anualidade. É resistente ao frio.

O azeite é médio frutado, com um toque distinto de tomates maduros e características de chá de camomila ou de ervas. Um óleo picante e levemente amargo, ideal para acompanhar feijão e todos os tipos de massas, carpacio, saladas de folhas amargas, brusqueta e, em geral, comida com sabor forte.

Koroneiki

É nativa da Grécia e a principal variedade plantada neste país. É responsável por 50-60% da área plantada de oliva. É uma árvore de vigor médio e de copa aberta. Produz grandes quantidades de pólen. É resistente à seca, mas não tolera frio muito intenso. O fruto amadurece cedo e tem alto rendimento, com elevado teor de óleo.

O azeite é muito agradável, rico em ácido oleico e muito estável. É um óleo com uma personalidade forte, ligeiramente amanteigado, intensamente aromático e frutado, com notas de tomate verde e maçã, apresentando notas amargas  e picância. É ideal para as refeições feitas com especiarias, saladas amargas, churrasco, além de peixes como salmão.

Grappolo

A origem desta cultivar é a província de Pistoia, difundido esparsamente nas colinas de Florença. As frutas amadurecem tarde e de forma gradual. É uma planta de vigor forte e seu fruto tem a forma alongada e assimétrica. O rendimento é elevado e constante, com uma boa porcentagem de óleo, sendo o azeite de um frutado verde, picante, com notas amargas e sabor marcante.

Coratina

Tem seu nome relacionado a Corato, cidade próxima a Bari, na Itália. É a oliveira mais importante da região da Puglia. É conhecida pela produção de azeite de baixíssima acidez, além de ser rico em polifenóis, o que o torna muito estável. O azeite é robusto e muito frutado, com sabor de ervas frescas, picante e um pouco amargo,  além de complexo e com intensa personalidade, sem deixar de ser harmônico. Sugerido para cozinhar e temperar carnes vermelhas, saladas e verduras.

Maria da Fé

Tem seu nome relacionado a Maria da Fé, cidade no sul de Minas Gerais.  Em 2008, a variedade  foi registrada pela EPAMIG, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. E, em 2009, foi protocolado o pedido de proteção junto ao Serviço Nacional de Proteção de Cultivares-SNPC, sendo esse registro efetivado em 2010. Esta é uma planta que tem certa rusticidade e suporta bem as agressividades climáticas.

A árvore é de tamanho médio, com formato arredondado, podendo chegar até a 20 m quando conduzida livremente. Suas folhas são simples, de formato lanceolado, com tamanho pequeno, possuindo média de 3,5 cm de comprimento, coloração verde na parte de cima da folha e prateada, no lado inferior. A inflorescência tem formato de pequeno cacho e a flor é constituída por quatro sépalas verdes e quatro pétalas brancas.

Esta azeitona distingue-se facilmente dos outros tipos devido ao seu pequeno calibre, pois o fruto tem tamanho médio de 13,4 mm de comprimento e peso médio de 1,0 g.

Seu azeite, de baixa acidez, possui aroma frutado, doce e suave, de modo geral são espessos na boca, possuindo notas de casca de nozes e de frutos secos. Quando as azeitonas são apanhadas verdes, o azeite é sutilmente amargo e picante.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s