Home

 

Originaria da Grécia, representa de dois terços de todas as oliveiras gregas, seu nome vem da cidade de Koróni, na região de Peloponeso. Se espalhou pelo país, pelas mãos dos venezianos.

Vigor médio e porte aberto. A sua capacidade de enraizamento é média. A entrada em produção é precoce, assim como a época de floração e a maturação. A produção de pólen é abundante, por isso é usada para na polinização de outras variedades.

Essas qualidades fizeram não só se espalhar pela Grécia, como pode ser encontrada por ex. na Califórnia, Austrália, Brasil e etc.

A azeitona tem um formato oval e pequeno. Possui produtividade elevada e um bom rendimento de óleo, que tende a ser de ótima qualidade devido ao seu alto teor de polifenóis, o que o torna muito estável, mantendo seu sabor e frescor por um longo período.

O azeite é intensamente aromático, frutado, fresco e muito agradável. Tem personalidade forte, ligeiramente amanteigado, com notas tomate verde e maçã, apresentando notas amargas e de picancia. E ideal para refeições feitas com especiarias, saladas mais amargas, churrasco, além de peixes grelhados.