Home
 
 
Originária de Penedès – Catalunha, Espanha. Porte pequeno, enraizamento elevado, é de maturação tardia e tem tendência a bi anualidade. É bem resistente ao frio e tem produtividade muito elevada e constante, entra em produção precocemente.
 
Fruto de tamanho pequeno, esférico e ligeiramente assimétrico. Conteúdo de azeite médio, é muito apreciado pelas suas características organolépticas.
 
Auto férteis, mas tem rendimentos mais elevados quando emparelhado com um polinizador como Arbequina ou Koroneiki. É uma variedade utilizadas nas plantações superintensivas, por isso está sendo plantada em diversos países.
 
O sabor é uma mistura complexa de frutado, azeite harmônico, com um bom equilíbrio de pungência e amargo, com toque distinto de tomates maduros, amêndoas, banana e notas de chá de camomila.
 
Ideal para acompanhar todos os tipos de massa, bem como carpaccio, saladas de folhas amargas, ou borrifado sobre sopas ou bife grelhado e em geral alimentos com sabor forte. Fabuloso quando usado com chocolate (bolos, torta).