Home
Uma das classificações que se pode fazer do Azeite de Oliva é quanto a sua intensidade de paladar, e isso depende de vários fatores, como por ex. variedade da azeitona, época da colheita, quantidade de chuva, temperatura e etc.
SUAVE
Azeite mais leve, tende a ser amanteigado, suave, delicado e macio. Fazem excelentemente harmonização com pratos leves, delicados, como peixes, sopas, legumes, pesto, ovos e batatas. Ausência ou quase nenhuma nota amarga ou picante. Predomina sabor de amêndoas.
MÉDIO
Azeites sutilmente mais intensos, em geral, tem perfil mais complexo de sabor. Estes azeites têm acabamento um pouco mais amargo e picante e são ótimos com bife, bruschetta, molhos de tomate, massas e qualquer prato onde você quer destacar os sabores já presentes.
ROBUSTO
Azeites feitos a partir de azeitonas colhidas principalmente verdes, tendem a ter sabor mais forte, com expressiva presença de amargo e picancia, geralmente com notas de tomate verde, folha verde de tomate e casca de maçã verde.
Pratos mais intensos feitos com carne vermelha e molhos à base de tomate, ensopados, saladas, legumes no vapor, combinam melhor com estes azeites mais frutados, mais sabor.

Um pensamento em “Azeite: Suave, Médio, Robusto

  1. Pingback: Azeite: Suave, Médio, Robusto | Azeite Rossini

Os comentários estão desativados.