Home
A degustação (CATA) do azeite de oliva tem o objetivo de avaliar e classificar o azeite e segue algumas regras básicas e precisas. Por ex. o copo é na cor azul cobalto. A equipe de cata é composta por 8 a 12 degustadores, treinados e avaliados periodicamente pelo COI – Conselho Oleícola Internacional.
 
Mas você pode degustar e avaliar o seu azeite preferido, seguindo os passos abaixo. Isso o ajudará a conhecer e aproveitar melhor seu azeite.
1. Pegue um pequeno copo e despeje 20 ml de azeite. Observe a cor do azeite, embora isso não seja determinante para a qualidade do mesmo. Bons azeites podem ter cor verde escuro até amarelo dourado.
2 . Segure o copo em uma mão e cubra-o com a outra. Gire-o suavemente na mão em concha para aquecê-lo. Faça movimentos circulares com o copo fazendo com que o azeite circule por ele. Quando aquecido, o azeite irá liberar seus delicados aromas voláteis.
3. Leve o copo ao nariz e respire fundo, inalando o perfume. Será possível sentir o aroma (perfume de oliva saudável, aromas florais, ervas e frutas frescas ou secas) ou reconhecer certos defeitos (mofo, rançoso, etc.)
4. Coloque um pouco do azeite na boca e passe-o suavemente por ela. Mantendo-o o na boca, prenda os dentes com os lábios ligeiramente separados. Respire um pouco de ar por entre os dentes, lentamente no início e depois vigorosamente (Strippagio), ( Não seja tímido! Faça algum barulho! ). Solte o ar pelo nariz. Dessa forma você poderá perceber os atributos positivos: amargo e frutado.
5. Engula o azeite. Dependendo da variedade, o azeite pode ter um acabamento picante maravilhoso. Pungência é experimentada na parte de trás da garganta e é comum tossir ao provar um bom azeite pungente.
 
Degustação e avaliação de azeite de oliva depende muito da percepção individual mas, depois de algum treino, você poderá avaliar o seu azeite com mais objetividade.