Home

Nossa história

A inspiração para o Azeite Rossini (marca registrada) veio das ricas culturas italiana e portuguesa de saborear e partilhar alimentos. Ingredientes locais frescos são preparados de forma simples e sempre reforçados com Azeite de Oliva. Nosso desejo de trazer essa experiência para a família e amigos nos levou a plantar oliveiras com a intenção de produzir um azeite extra virgem de alta qualidade.

Por muitos anos, Marília e eu dividimos um sonho, o de possuir nosso próprio negócio focado na produção de Azeite de Oliva e produtos relacionados. Eu nasci no interior de São Paulo e ela, na Aldeia de Colmeal – Coimbra, Portugal, onde sua família possuía um lagar, cuja produção atendia ao consumo doméstico e à aldeia. Depois de aposentados, começamos a transformar nosso sonho em realidade. Como poucos outros olivicultores, somos pioneiros nessa nova cultura no Brasil.

Sítio Olea Rossini

Nosso olival está situado na Estância Climática Santo Antônio do Pinhal, cerca de 170 km de São Paulo, município encravado nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, que reúne as condições ideais do clima tropical de altitude, com chuvas de verão intensas. No inverno, as geadas embelezam a paisagem.

A região possui uma topografia serrana, declinosa, com relevo de morros arredondados e vales não muito profundos, tendo quase todos eles pequenas áreas semi-planas, numa altitude que varia entre 1.000 a 1.800 metros acima do nível do mar. Essas características propiciam as melhores condições para a obtenção de um excelente azeite.

Na região, somos constantemente desafiados pela natureza, com quem convivemos em harmonia. Nós aprendemos muito desde 2010 – tempestades, geadas, pragas e doenças – e por pura coragem e determinação continuamos seguindo em frente, fazendo isso porque temos absoluta paixão.

Trabalhar em nosso olival é mais do que um lugar para irmos todos os dias, é um ambiente onde aprendemos, exploramos, que nos inspira e nos motiva a melhorar cada pequena atividade realizada. Nosso olival, voltado para a face norte do terreno, (veja fotos) propicia que todas as oliveiras fiquem mais bem expostas à luz do sol, o que é essencial para o crescimento de frutas suculentas e sadias. As oliveiras são mantidas pequenas para que as colheitas sejam facilitadas e não causem danos ao fruto. Nós colhemos manualmente toda a nossa produção, sendo esta a forma de garantir que apenas frutas de alta qualidade serão usadas para o processamento de nosso azeite.

Muitas pessoas acreditam que o azeite começa com as azeitonas. Nós acreditamos que começa antes, com a influência do clima, com as técnicas agrícolas escolhidas, com a intensidade da luz solar, com a altitude, o solo e muitas outras variáveis.

Nosso negócio sempre foi impulsionado por uma paixão pela produção saudável, socialmente responsável, ao mesmo tempo em que nos leva a cuidar do belo ambiente que nos rodeia, tão estimado e respeitado.

Nossas Oliveiras

Elas são plantadas no sistema semi-intensivo, com um espaçamento de 6 por 4 metros, formadas por variedades consideradas muito requintadas. Leia mais aqui sobre nossas variedades.

Organizamos a plantação com variedades que produzem azeites sofisticados e que vão de um alto teor frutado, com pouco amargor e picância média, até azeites com grande picância e amargor e alto teor frutado.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s