Home

O amargo e o picante são defeitos do azeite de oliva?  

Esta é uma crença absolutamente  falsa.

O sabor amargo vem de oleuropeína, poderoso antioxidante presente nas azeitonas saudáveis e bem conduzidas.

O picante, que é na verdade, uma sensação táctil, provém de oleocanthal, um éster com propriedades anti-inflamatórias.

O amargo e picante, desde que moderados e equilibrados, mostram que o o azeite de oliva têm maior proporção dos chamados elementos menores, e que a azeitona foi moída no seu melhor momento, normalmente, estão associados a aromas e a qualidades organolépticas altamente positivas para o uso culinário do azeite.

O que significa o prensado a frio?

Este é um termo ultrapassado e que muitas vezes confunde o consumidor. Prensagem a frio refere-se à temperatura à qual a azeitona é moída. Para ser considerado prensado a frio, o azeite deve ser processado abaixo de 28 ºC Em detrimento da qualidade,  muitos produtores processam seu azeite a temperaturas mais elevadas e dessa forma extrair uma quantidade maior.

Além de calor, o tempo que a pasta da azeitona fica sendo “batida”, tem um impacto significativo sobre o azeite. O batimento lento da pasta, em torno de 30 a 40 minutos, ajuda a aglomerar as pequenas gotículas do azeite, que, em seguida, formam gotas maiores que são separadas  da água de vegetação e do  bagaço da azeitona.

Tempo e temperatura são duas variáveis importantes, uma vez que podem ter impacto direto no rendimento do azeite, na qualidade e em algumas de suas propriedades.

A temperatura de moagem das azeitonas do Azeite Extra Virgem Rossini será de no máximo 27 ºC e o batimento da pasta será de 30 minutos.  Essa temperatura e esse  tempo de batimento acarretará em uma quantidade menor  de azeite, mas a qualidade será muito melhor.

Qual a é a cor de um bom azeite?

A cor do azeite não é uma indicação de qualidade, e você não deve escolher um azeite porque é mais verde ou mais dourado. O azeite de oliva deve ser escolhido pelo sabor – não pela sua cor.

A cor do azeite é devido a pigmentos como a clorofila (azeite mais verde), e carotenoides (azeite mais dourado). A presença maior ou menor desses pigmentos depende de fatores como o amadurecimento da fruta, o cultivar, o solo e as condições climáticas, bem como os procedimentos de processamento e extração.

Qual Azeite é melhor: o filtrado ou não filtrado?

O azeite não filtrado conterá minúsculas partículas da fruta (pele, polpa, caroço,  alem  de água). Alguns consideram esse tipo  de azeite melhor por causa do sabor adicional proporcionado por essas partículas. Mas por causa delas o  azeite não filtrado pode se tornar ranço, portanto,  ter vida útil mais curta,  por isso, deve ser consumido rapidamente.

Cor da Garrafa 

Você pode optar por uma garrafa clara/transparente, porque ela pode ser mais atraente, ou porque  é possível ver a cor do Azeite que esta comprando. A cor do azeite não é um indicador útil de qualidade. Na realidade a transparência da garrafa é prejudicial ao azeite, a luz reduz a sua vida, pois oxida o azeite. Você deve comprar Azeite de oliva que esteja em garrafa escura ou totalmente opaca.

Por quanto tempo eu posso armazenar uma garrafa de Azeite de Oliva?

Se a garrafa estiver fechada, o azeite for de boa qualidade, se for armazenada longe do calor e luz, o azeite poderá ser guardado por até 2 anos a partir da data da colheita.  Uma vez que a garrafa for aberta, deve ser utilizada dentro de poucos meses. No Azeite Extra Virgem Rossini  você encontrará no rótulo a data da colheita das azeitonas (um indicador melhor do que a data de envase).

Qual é a vida útil de um azeite?

A expectativa de vida pode ser de 3 meses para um azeite engarrafado em vidro transparente e incolor que foi comprado em supermercado e armazenado pelo consumidor à luz do dia,  perto de um fogão,deixando a garrafa sem a tampa. Pode também ser de até de 2 anos quando ele vem de uma colheita precoce, com alto grau de  polifenóis, que foi filtrado, em seguida, embalado em lata ou garrafa escura, e armazenado em local fresco e escuro.

Que país faz o melhor Azeite de Oliva?

O melhor azeite do mundo é feito na Itália, Espanha, Grécia, Portugal, Tunísia, Síria, Chile, Argentina, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e agora no Brasil e em outros paises. O pior azeite de oliva também é feito  em todos esses países.

Alguns países podem se vangloriar de possuir o melhor know-how de incontáveis ​​gerações de produtores de Azeite de Oliva, o fato é que o azeite é tão bom quanto a produção do ano. Competições de azeite em todo o mundo tentam escolher o azeite campeão de cada temporada. Mas há muitos azeites perfeitos que nunca foram julgados, mas em vez disso são compartilhados por produtores nas comunidades locais, com a família e amigos como um segredo bem guardado.

Por que alguns azeites tem sabor amargo?

Quer conhecer um sabor bem amargo? Morda uma azeitona apanhada diretamente da oliveira! Azeitonas são naturalmente amargas – e isso é uma característica de um bom azeite de oliva. O Azeite de Oliva Extra Virgem tem o sabor mais robusto quando comparado aos demais tipos de azeite, pois é, um produto natural, absolutamente puro. Eh o suco da azeitona. O sabor amargo, bem com a picancia e o frutado são sinais desejáveis de um bom azeite.

Os atributos amargo, picância e frutado, mais acentuados ou não, tem relação com a variedade da azeitona e do seu ponto de maturação quando da colheita.

Colocar o Azeite na geladeira é a melhor maneira de saber se ele é realmente Extra Virgem?

Embora o azeite extra virgem irá solidificar, isso não é um indicador da qualidade e pureza. Azeite de oliva extra-virgem pode congelar graças as características das azeitonas, portanto, não pode ser um bom método para avaliar a qualidade do azeite. O importante é atentar para o fato de que o azeite quando submetido a refrigeração perderá boa parte de seus componentes antioxidantes e polifenóis.

O que é o ácido oleico?

O azeite de oliva  extra virgem possui na sua composição principalmente o ácido oleico,  é um ácido graxo monoinsaturado ômega 9, é  considerado um tipo de ‘’gordura saudável’’ que tem a capacidade de reduzir o LDL (colesterol “ruim”), contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares. O ácido oleico é uma fonte de energia para o funcionamento normal do corpo, além de ajudar na manutenção das membranas das nossas células e agir como  antioxidante no organismo.

No azeite extra virgem este ingrediente é cerca de 70 a  75% de sua composição. É muito interessante do ponto de vista nutricional, pois ajuda a manter o peso corporal devido ao seu papel na regulação do metabolismo lipídico.

O acido oleico  também oferece algumas vantagens culinárias, tais como sua maior resistência à temperatura de fritura, a estabilidade do azeite, sua lenta decomposição e sua menor penetração nos alimentos. Além disso o ácido oleico, também é utilizada no fabrico de produtos cosméticos e sabões.

A cor e pigmentos do azeite de oliva

 A cor do Azeite de Oliva é devido a pigmentos como a clorofila, feofitina (azeites mais verdes) e os carotenoides (azeites mais dourados). A presença maior ou menor desses pigmentos depende de fatores como o amadurecimento das azeitonas, do cultivar da oliveira, do solo e das condições climáticas, bem como dos procedimentos de extração e processamento.

Portanto, a cor do azeite de oliva pode variar de um ouro claro para um verde escuro. Azeitonas verdes produzem um azeite verde por causa do alto teor de clorofila. Azeitonas maduras produzem um azeite dourado devido ao carotenoide.

De acordo um dos principais pesquisadores grego em componentes de azeite, o azeite de oliva fresco contém entre 1 e 10 partes por milhão de clorofila. Olivas são invariavelmente esmagadas com algumas folhas, de modo alguma clorofila vem também dessa fonte. Alguns produtores são conhecidos por permitir deliberadamente a presença de folhas nos moinhos para aumentar a clorofila no Azeite de Oliva.

Na presença da luz a clorofila e a feofitina vão promover a formação de radicais livres de oxigênio e acelerar a oxidação do azeite, mas quando livre da luz, a clorofila atua como um conservante ou seja antioxidante.

Qual embalagem é melhor para conservar o Azeite: Lata – garrafa transparente ou de vidro escuro?
Pesquisas mostram que latas conservam melhor o azeite, no entanto você não poderá verificar a condição do produto dentro da lata. O melhor é adquirir o seu azeite de oliva envasado em garrafas de vidro escuro, e quanto mais escuro melhor, dessa forma ele estará mais protegido da ação da luz, quer seja natural quanto a artificial.  Garrafa transparente faz com que o azeite se oxide mais rapidamente.

Posso usar o Azeite  de Oliva para frituras? E para  cozinhar?

Você pode usar o azeite de oliva tanto para frituras como para cozinhar. O azeite de oliva tem seu ponto de fumaça em torno de 210 °C. e o ponto adequado para frituras gira em torno de 180 °C. Sua alimentação será mais saudável utilizando azeite de oliva para fritar ou cozinhar. O azeite de oliva não perde suas propriedades benéficas quando aquecido, e após o uso, se você filtrá-lo poderá usá-lo novamente. O azeite de oliva quando utilizado em frituras, cria uma película  em torno do alimento o que evita que o mesmo encharque de óleo.

O ponto de fumaça é quando o óleo atinge uma temperatura onde o glicerol (ou glicerina) se quebra e forma a acroleína – substancia essa muito irritante para a garganta e olhos.

 

AZEITE – Palavras vindas da língua árabe 

Palavras como álgebra, óptica, poesia, alcachofra, alcateia, AZEITE e centenas de outras são provenientes da língua árabe! Os árabes não trouxeram o azeite de oliva à península ibérica, mas aumentaram tanto a sua utilização e comercialização, que a origem da palavra “Azeite” tem sua origem na palavra “Az-Zait” que significa suco da azeitona.

O que determina os diferentes sabores encontrados em um bom Azeite de Oliva?

Muitos fatores desempenham um papel no sabor e na composição de um bom azeite de oliva. Sabores variam claramente por causa da variedade da oliveira e o grau de maturação das azeitonas no momento da colheita.

As azeitonas podem ser colhidas ao longo de um período de um a dois meses, durante o qual vão amadurecendo lentamente, passam do verde para amarelo palha, à púrpura e, finalmente, a preto. Cada etapa de amadurecimento produz uma quantidade de azeite e sabor diferente. Diferentes padrões climáticos e fatores variáveis de produção também influenciam.  

Azeite de oliva é mais calórico que os demais óleos?
 
Não, o azeite de oliva contém mais ou menos as mesmas calorias que os outros óleos vegetais, ou seja, 90 calorias para cada 10 grs. Mas ao contrário dos demais óleos, o azeite de oliva aumenta o seu volume durante o processo de cozimento, dessa forma podemos usar menos azeite, portanto menos calorias.

VOCÊ SABE O QUE É AZEITE LAMPANTE?
O nome vem de seu uso em lamparinas!

O Azeite Lampante é um óleo com muitos defeitos (acidez, sabor, odor,…). É extraído de uma fruta de pouca qualidade e é impróprio para o consumo humano. Necessita ser refinado, para tanto emprega-se altas temperaturas e processos químicos para eliminar os seus defeitos. Apos esse processo, obtém-se um óleo inodoro, incolor e sem nenhuma propriedade benéfica para a saúde. Nesta fase, ainda não se pode consumi-lo. Esse óleo é misturado com um azeite Virgem ou Extra Virgem (na proporção + ou – 70% / 30%). Normalmente é vendido como um azeite refinado (ou puro).


Muitos consumidores associam a palavra ” refinado ” ou ” puro ” com qualidade. No caso do azeite de oliva, estas palavras se relacionam com a forma de obtenção do óleo. Portanto, um óleo “refinado” ou “puro” é quando sua obtenção vem de processos químicos, que não tem nada que ver com o suco de azeitona, ou seja, do azeite de oliva extra virgem.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s